Mudança no Fuso Horário Brasileiro


“Escolher o seu tempo é economizar”, escreveu o filósofo e ensaista inglês Francis Bacon. Parece que esse pensamento postulado no século XVII ainda exprime realidade e veracidade. O Senado federal aprovou um novo fuso horário na região Norte, dias depois de entrar em vigor a Portaria 1.220/07, determinando que as emissoras de TV devem adaptar suas transmissões aos diferentes fusos horários vigentes no país, em função da classificação indicativa dos programas. Esta classificação obriga as emissoras a informar a partir de que idade uma programação é recomendável. A Portaria 1.220/07 tem por objetivo atender ao Estatuto da Criança e do Adolescente, evitando a apresentação de programas inadequados para determinadas faixas etárias. A mudança de fuso horário vai conflitar com os hábitos culturais daquelas populações. A lei ainda precisa ser sancionada pelo presidente da República. Mas se o presidente Lula concordar, os estados da Região Norte adotariam o horário de Brasília.

A quem interessa esta mudança de horário? A essas pessoas que irão tirar dinheiro do bolso para pagar mais conta de energia? Foi feita uma consulta pública para saber se a maioria da população do Estado aceita a mudança? Claro que não! Se fizessem, a coisa poderia ser diferente. Talvez a idéia de mudança fosse descartada de imediato. Por enquanto apenas a expectativa dos empresários, banqueiros e outras pessoas que se sentem prejudicadas com o fechamento do movimento bancário mais cedo é que está sendo atendida. Apenas isso.

E tem os donos de empresas de comunicação locais que se recusam a pré-gravar a programação para se adequar ao horário atual. É que se tivessem que fazer isso teriam que fazer investimentos. No lugar de aproveitar a janela de 2 horas que têm a disposição à noite para colocar programação local, e faturar mais, eles preferem ser escravos das geradoras do sudeste. Por isso nunca vão deixar de ser o que são: meras repetidoras, funcionando em cubículos com meia dúzia de pessoas. Lucram mais sendo assim.

O Senador Tião Viana abraçou a idéia porque almeja o cargo máximo no Estado. Atendendo à classe empresarial ele poderá cobrar deles parte da conta de sua campanha eleitoral do ano que vem sem maiores constrangimentos. Claro que, sendo o provável eleito, outros políticos locais já correram para dizer que também “estão” com ele. A lealdade hoje pode render cargos amanhã. Junto com os políticos vão a reboque a mídia local, definitivamente amordaçada economicamente nesta questão, ou seja, sem grandes possibilidades de fomentar o debate franco e aberto. Uma pena pois, em um caso como esse, deveriam exercer o papel de imprensa.

Em tempo: com a mudança aprovada, o novo fuso horário brasileiro passará a ser assim:

Compare, no esquema abaixo, o novo fuso brasileiro, com o antigo.

É uma vergonha, ainda em nossos dias, termos exemplos de “neocoronelismo” como explicita essa mudança no fuso brasileiro.

About these ads

17 Respostas para “Mudança no Fuso Horário Brasileiro

  1. “É uma vergonha, ainda em nossos dias, termos exemplos de “neocoronelismo” como explicita essa mudança no fuso brasileiro”

    Verdade… e parece que as coisas estão só piorando amigo.

    []s

  2. Isso é Brasil II

    Olá,

    Você aceita reprodução desse artigo? Eu citarei o URL do seu site, junto com seu nick ou nome que consta aqui.

    []s

  3. Olá,
    Defendo a livre circulação dos saberes e do conhecimento. Aceito toda e qualquer reprodução do conteúdo do meu blog, peço apenas, a citação da URL, nome do Blog e meu nome.

    Um grande abraço!

  4. Essa mudança nessa area do Brasil (uma parte do Pará e outra do Acre) tem mesmo tanta influência? Se o povo fosse perguntado, saberiam mesmo avaliar qual o melhor para eles? Uma hora a mais gastaria mesmo mais energia? Não seria o contrário?

  5. Olá Luiz, obrigado pelo comentário.
    Com certeza uma mudança de uma hora no fuso horário faz uma grande diferença, peguemos como exemplo a adoção do horário de verão na região Centro-Sul do Brasil, que representa uma economia razoável de energia, no período adotado. Quanto à dúvida de uma hora a mais gastar mais energia, sim, gasta. É o contrário do que acontece no horário de verão, quanto atrasamos em uma hora os relógios. Nas regiões submetidas à essa mudança, será adiantada uma hora.
    Quanto ao fato de se perguntassem ao povo se eles saberiam o melhor para eles, acredito que sim, pois mesmo as pessoas menos informadas e letradas, têm o conhecimento do cotidiano e os saberes do dia-a-dia, que já é suficiente para medir as consequências dessa mudança.
    Um abraço!

  6. Pro fala disso na nossa aula essa semana se der tempo^??

  7. O pior não é nem o “neocoronelismo”, mas ter certeza que se for mandar todo mundo daquele lugar pra rua e convocar novas eleições os mesmo serão eleitos se não forem outros piores! O brasileiro carrega trauma da ditaura, por isso ninguém contesta nada e nem se incomoda com política, dá medo… eu pelo menos tenho medo.


  8. Obrigado.. Info agradável…

    Se Você Precisar de UM Blog, Tente Olhar “Leoxa.com”
    (Os Temas São Tão Atraentes)

  9. MAri (Valinhos)

    Isso é um desrespeito sem tamanho !!!
    E porque cargas d’água o senado está promovendo mudanças no fuso horário ???Até entendo que num território do tamanho do Brasil, o fuso se torna um problema, tanto é que já sofreu várias mudanças. Mas poque isso agora ?? Há questões muito mais importantes e urgentes, como a carência de serviços sociais nessa região (e em todo o Brasil) !!!
    Uma pergunta: já que ainda falta a aprovação do presidente, a população não pode organizar algum documento, impedindo tal mudança ??

    Abraços !!

  10. José Luiz Magalhães de Freitas

    Sinto muito mas não concordo com vocês. Penso que a mudança o mesmo fuso horário de Brasília é bom não só para a economia, mas para dinamisar as relações, troca de informações, etc. Não perderíamos mais tempo explicando se hora daqui ou dali. Por exemplo, como explicar que Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul tenham fusos diferentes se são cortados pelo mesmo meridiano? A diferença do horário daqui para Brasília é algo em torno de 20 minutos, muito menos do que a maior parte dos estados brasileiros que adotam o fuso de Brasília. Além disso basta observar a Europa, China, etc e ver que essa redução de fusos horários não é ruim.
    Até a Argentina tem o fuso horário de Brasília para facilitar as comunicações.
    Até escrevi um texto sobre isso. Caso queiram dar uma olhada basta acessar o site:
    http://www.pontocriticoms.com.br/?p=ponto_de_vista&id=56

  11. Olá,
    Nos tempos que correm só conta o poder político…
    Também vou passar esta informação…com o seu URL.

    salteadoresdaarca.com

  12. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkimail maneiru lol
    nois e muitu mau

  13. Infelizmente ainda vivemos um coronelismo disfaçado de democracia e medidas que não trazem mt alterações para vida real dos cidadãos atingidos por essa mudança ainda acontecem com frequência.

  14. achei muito legal isso porque agora o pais inteiro poderá asistir televisão no mesmo horário sem exesão dos jovens

  15. estou realizando um trabalho sobre o assunto e essa mudança só serviu pra atrapalhar minha vida!!!

  16. Wanda C.R.da Costa

    Bom dia Prof. Rogério,
    Gostaria de saber se na prática já está funcionando o novo horário e quais foram as mudanças mais significativas observadas com o novo fuso. As emissoras adaptaram sua programação?
    Um abraço.

  17. Gostei muito! Parabéns .. Ajudou muito a minha pesquisa de geografia! Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s