Rússia, Georgia e Ossétia do Sul


Volto de uma período de ausência no blog, com uma notícia que não gostaria de comentar aqui, mas a necessidade e urgência da situação, me obrigam a isso: a nova eclosão de conflitos na região já conturbada do Cáucaso.

A Geórgia lançou um cerco à Ossétia do Sul na última quarta-feira, enviando tanques para a capital separatista. Em resposta, a Rússia lançou bombardeios e realiza sobrevôos na região. O governo de Tblisi pediu apoio à ONU (Organização das Nações Unidas) e acusou a Rússia de atacar a capital, portos e bases aéreas do país.

ORIGENS DO CONFLITO

O conflito entre Geórgia e Ossétia do Sul começou em 1922, quando Josef Stalin transformou a região separatista em Região Autônoma da República Socialista Soviética da Geórgia e deu à área a planície adjacente, incluindo Tskhinvali, habitada principalmente por georgianos.

Em 10 de novembro de 1989, o Congresso de Deputados Populares da região proclamou sua conversão em República Autônoma (dentro da Geórgia), decisão que o Parlamento georgiano declarou inconstitucional. No ano seguinte, em 20 de setembro, os deputados proclamaram a soberania e a criação da República da Ossétia do Sul.

Dois anos depois, em 1992, a República proclamou sua independência da Geórgia em um acordo de paz que, contudo, não evitou o país de manter tropas na região. A Rússia, que intermediou acordos de cessar-fogo, tem mantido negociadores de paz na região para garantir a soberania da Ossétia do Sul.

CRONOLOGIA RECENTE

Março de 2008: Ossétia do Sul pede ao mundo que reconheça sua independência da Geórgia, seguindo o apoio ocidental à separação de Kosovo da Sérvia.

Março de 2008: O pedido da Geórgia para entrar na Otan, apesar de fracassado, leva o Parlamento russo a pedir ao Kremlin que reconheça a independência da Ossétia do Sul e da Abkhazia, outra região separatista da Geórgia.

Abril de 2008: Ossétia do Sul rejeita um acordo georgiano de divisão do poder e insiste em sua total independência.

Agosto de 2008: Forças da Ossétia do Sul e da Geórgia iniciam conflitos. A Geórgia diz que suas forças “libertaram” a maior parte da capital ossetiana, Tskhinvali.

08 de Agosto: Forças da Geórgia invadem a Ossétia do Sul. As forças russas invadem território georgiano em retribuição.

About these ads

7 Respostas para “Rússia, Georgia e Ossétia do Sul

  1. Vale lembrar que o Valdermort tem um belo de um dedinho no conflito né… só jogando palha da fogueira. Com certeza ele faz e fez a cabeça do governo da Geórgia para ataca a Ossétia do Sul usando eles como marionete já que não é cômodo manter duas frentes de batalha.. muito fdp! ¬¬’

  2. Olá colega! Te chamo assim porque também leciono esta ciência apaixonante chamada Geografia! Encontrei teu blog no Google, quando procurava por um mapa dos novos fusos horários do país. Gostei dos textos e, sempre que possível, darei uma “passada” por aqui! Saudações geográficas!
    Profº Ricardo – Florianópolis – SC

  3. Professor, não é um comentário, é uma pergunta!
    A China sempre foi parceira da Rússia não é? Mas também tem a questão do Tibet e uma certa “ocidentalização” da China atualmente neh? Eles se dizem socialistas mas na realidade são capitalisatas selvagens. Jah que eles estão “trocando figurinhas” com UE e EUA que posição vc acha que vão tomar diante da decisão russa de reconhecer a independência da região da Ossétia? A UE e o EUA condenaram a decisão, mas e a China?? Concorda ou não??

    espero sua resposta

    obrigadinha!!!!!

  4. Oi Rogerio… teria como vc me mandar aquela apresentação da LA sobre SP… procurei aq no seu blog e não encontrei…
    Beijos

  5. Rogério consegui mais informações sobre a questão dos submarinos iranianos. Parece que só agora eles estão divulgando.

    http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3133913-EI308,00.html

    http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3162290-EI308,00-Ira+comeca+a+produzir+novo+tipo+de+submarinos.html

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u442106.shtml

  6. Pra variar, cada dia mais o mundo caindo em guerra.

    Chego a questionar-me se irei casar e ter filhos, por medo de pensar em que mundo meus filhos irão viver.

    Lamentavel isso …

    Mas se eu fosse alguem capaz, já teria jogado bomba na Casa blanca e pentagono. =X

    Ainda bem que o governo do “FDP master” está acabando e, com ele, espero que se vá sua “Doutrina”.

    Otimo blog Professor… ^^

    Visitem, se puderem:
    http://notazero.com.br

    xD

    Abraços

  7. Professor, não é por nada não, mas estamos sedentos por atualizacoes hehe, afinal o vestibular está aí! Ai meu deus!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s