Apresentação sobre Questão Ambiental


3 Respostas para “Apresentação sobre Questão Ambiental

  1. Todas as “evidências do aquecimento global” realmente garantem que isso mesmo é tudo resultado da ação do homem? Não que eu não acredite mas, por que ainda há pessoas que acham que o aquecimento global é uma farsa? O homem pode continuar explorando as reservas de petróleo e gás e ao mesmo tempo reverter (ou manter) essa situação? Com os recores diários no preço do petróleo você acha que a tendência é que se substitua ele aos poucos ou que o consumo aumente (devido a maior produção)? Você acha que essa situação de hoje pode ser revertida (de verdade, sem aquele papo de ‘depende de cada um de nós’, pois não é tão fácil como parece, não se pode por exemplo, parar de consumir produtos industrializados, principalmente alimentos)?

  2. Olá Luiz!
    Vamos por partes:
    1. uma das principais discussões acerca desse tema, é justamente se a elevação da temperatura média do planeta, se deve à fatores naturais ou antropogênicos. As tais crenças na “farsa” do aquecimento colocam em xeque a certeza que é o homem o culpado pelas mudanças climárticas.
    2. eu acho que a tendência que está se desenhando no cenário global, é justamente a busca de alternativas às fontes de energia de origem fósseis, mas não acho que isto se deva apenas por preocupações ambientais.
    3. se ficar provado absolutamente que há um aquecimento global e este é causado por fatores antropogênicos, eu penso que sim, há total possibilidade de uma reversão no atual quadro de degeneração ambiental/climática.
    Luiz, quero deixar claro que a apresentação acima tem finalidade estritamente didática, e voltada para o vestibular (sou professor de geografia de cursinho pré-vestibular) e coloquei o discurso comumente cobrado em questões de geografia. Mas como geógrafo, sei também que “o buraco é mais embaixo” e que essa discussão para por muitos outros meandros políticos e econômicos, que necessitam de um aprofundamento científico. Agradeço a faísca inicial para uma discussão mais aprofundada e juramentda.
    Abraços!

  3. Fantástico! Bem legal a apresentação. Apesar de dar aula voltada ao vestibular eu acho realmente que os professores deveriam aproveitar o poder que tem (de ter sempre a atenção de bastante gente voltada para eles) para alertar as pessoas sobre o aquecimento, para que cada um faça sua parte. Mesmo sendo ingênuo pensar assim, como uma futura bióloga eu acredito – e muito – que a ação individual pode ajudar bastante. O que falta é a conscientização, que os “poderosos” deveriam tentar passar.
    Enfim, muito legal os slides!
    Abraços.

Deixe um comentário