Geopolítica

Geopolítica é uma disciplina das Ciências Humanas que mescla a Teoria Política à Geografia, considerando o papel político internacional que as nações desempenham em função de suas características geográficas — como localização, território, posse de recursos naturais, contingente populacional, etc..

É o estudo da estratégia, da manipulação, da ação. Estuda o Estado enquanto organismo geográfico, ou seja, é o estudo da relação intrínseca entre a geografia e o poder. Método de análise que utiliza os conhecimentos da geografia física e humana para orientar a ação política do Estado.

O termo “Geopolítica” foi cunhado pelo cientista político sueco Rudolf Kjellén, no início do século XX, inspirado pela obra de Friedrich Ratzel, Politische Geographie (Geografia Política), de 1897. De acordo com Magnoli (1969), é a “ciência que concebe o Estado como um organismo geográfico ou como um fenômeno no espaço”.

Criança Geopolítica Observando o Nascimento do Homem Novo, de Salvador Dali.

2 Respostas para “Geopolítica

  1. Gostei da descrição feita acima. Muito esclarecedora a respeito desssa ciência tão importante em nosso meio. Sou seu aluno do Etapa e, assim como o senhor pretendo me formar geógrafo, e me especializar em geopolítica. Admiro muito a sua capacidade de dissertar sobre os mais diversificados temas que relacionam essa, que é uma das matérias mais abrangentes da grade educacional. O senhor é indubtavelmente um exemplo de profissional que eu tomo como exemplo quando digo que almejo estudar mais a fundo a geografia.
    Sem mais.
    Abraços!

  2. Uma idéia boa! Sou geografo também e apaixonado pela ciencia! Abraços

Deixe um comentário